fevereiro 29 2016 0comment
Dica alimentação livre de glúten

Seis dicas para uma alimentação livre de glúten

Uma dieta sem glúten não é a dieta da moda, mas uma restrição alimentar muito séria. Chamados celíacos, as pessoas que tem intolerância ao glúten sofrem da doença celíaca e precisam seguir rigorosamente essa dieta.

A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune desencadeada pela ingestão de glúten. Se o paciente ingerir alimentos que contenham glúten, podem ocorrer inflamações crônicas na mucosa do intestino delgado, resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, na má absorção intestinal e suas manifestações clínicas, como consta no site da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA).

Ao contrário de que muitos pensam, o glúten não é um nutriente essencial em nossa alimentação. Nós só estamos acostumados com ele, pois vários alimentos que consumimos diariamente são à base de trigo, centeio, cevada, aveia e malte – todos ingredientes que contêm glúten.

 

  • Substitua: ingredientes que contêm glúten, como trigo, centeio, cevada, aveia e malte podem ser substituídos por arroz integral, trigo sarraceno, quinua, soja, milho e tubérculos como a batata, a mandioca e o inhame.
  • Fique atento aos rótulos e embalagens de alimentos: por lei, estes devem informar se o produto oferecido contém ou não contém glúten e, mesmo se existir essa informação, verifique os ingredientes, pois erros podem ser cometidos e eles devem ser informados imediatamente para o SAC do fabricante.
  • Observe o local onde o alimento sem glúten está armazenado: este tipo de alimento não deve ficar próximo daqueles que contenham glúten, pois o risco de contaminação existe.
  • Use utensílios de cozinha diferentes: para que um alimento se contamine com glúten não é necessária uma quantidade muito grande, basta apenas minúsculos traços da substância. Se for cozinhar alimentos com glúten e depois alimentos sem glúten, faça o inverso ou lave bem os utensílios para não contaminar os alimentos livres da substância.
  • Use e abuse das frutas: além de serem deliciosas, as frutas não contêm glúten, nem traços dele.
  • Use e abuse do Pão de Queijo Mineirinho: Sim! Além de não conter aromatizantes e nem corantes, nossos produtos não contêm glúten. Pão de Queijo tem que ser assim: deliciosos, saudáveis e para todos.

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