janeiro 12 2017 0comment
receita-pao-de-queijo-geleia-morango

Pão de queijo com GELEIA DE MORANGO

O verão chegou e nada como usá-lo para fazer bom proveito de frutas frescas e deliciosas. Vamos além! Preparamos uma receita de pão de queijo com geleia caseira de morango que vai deixar todos com água na boca. Gostou da ideia?

Então vem com a gente porque neste post você aprenderá de forma simples a produzir sua própria geleia caseira de morango, armazená-la corretamente e usá-la como recheio em seu pão de queijo Mineirinho.

 

Ingredientes:

– 1Kg de morangos
– 750g de açúcar
– Suco de 1 limão

 

Modo de preparo:

– Coloque 1 pacote de pão de queijo tradicional Mineirinho para assar (Instruções de assamento)

– Prepare os morangos, limpando com um pedaço de papel toalha úmido (Limpá-los direto na torneira pode fazer a fruta absorver muita água).

– Coloque em uma tigela os morangos limpos, sem seus cabinhos e misture delicadamente os morangos com um garfo adicionando o açúcar. Deixe descansar por 10 minutos.

– Em uma panela grande, coloque os morangos e o suco do limão. Em fogo baixo deixe cozinhar, retirando qualquer açúcar que fique nas laterais da panela.

– Quando você não sentir mais nenhum grão de açúcar, aumente o fogo para ferver de 5 à 10 minutos.

– A espuminha rosada que se formar pode ser retirada caso seja de sua preferência, isso vai evitar que a geleia fique turva.

– Depois da fervura, a geleia deve estar espessa. Passe a espátula no meio dela, se abrir um canal que não se fecha, pode tirar do fogo.

 

Pronto, agora é só deixar ela descansar um pouco na geladeira para rechear seus Pães de Queijo Mineirinho com a geleia mais natural e saborosa possível, a sua.

Mas calma, ainda temos mais algumas dicas.

Para guardar sua geleia e fazer uso daqueles vidros de conserva guardados há algum tempo e que estão sem utilidade. Quer saber como esterilizá-los? Abaixo segue uma dica:

 

Esterilização do vidro:

– Lave-o muito bem com detergente e água quente. Coloque-o em uma panela funda e remova as tampas de alumínio, que deve ser fervida em outra panela. Cubra-o completamente com água e ferva por 10 minutos. A tampa de alumínio não podem ser fervida a todo vapor, mantenha as bolhas pequenas.

– Depois desse tempo, retire com um pegador, não pode encostar o dedo!

Deixe-o escorrendo sobre um pano limpinho ou papel toalha e ele estará pronto para receber a sua geleia de morango.

– Sem encostar um fio de cabelo sequer, coloque a geleia quente no vidro.

Limpe as beiradas e leve novamente para a panela, para ferver por mais 15 minutos. Retire-o da água e deixe esfriando. Se os vidros tiverem sido selados corretamente, a tampa vai ter descido um pouco.

– A esterilização é um processo simples, mas indispensável para a conservação dos alimentos e para o seu bem estar.