junho 28 2017 0comment
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12 dicas para sua padaria vender mais

Quem tem uma padaria sabe da rotina puxada que precisa seguir para manter o estabelecimento funcionando, sempre competitivo, atrativo e rentável. Os processos por trás do balcão vão muito além de abrir as portas, produzir e fechar no fim do dia. Por isso, é fundamental adotar alguns procedimentos internos comprovados que ajudem sua panificação a maximizar as oportunidades e reduzir os erros e os gastos desnecessários. Para ajudar você nessa tarefa, aí vão algumas dicas quentinhas dos especialistas.

 

AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE

  • Controle rigorosamente seu estoque para que não faltem matérias-primas, especialmente de última hora. Lembre-se: cada vez que seu cliente se decepciona com sua padaria, ele pode buscar consolo (e produtos!) em outra.
  • Entenda a rotina dos seus clientes e não se preocupe apenas com o pão. Saiba em quais outros momentos eles mais consomem outros produtos como doces, café e lanches. Tente ter sempre o produto certo no momento certo.

 

ELEVANDO A MARGEM DE LUCRO

  • A panificadora deve se diferenciar da concorrência. Seja pelo ambiente, pelo atendimento ou pelos produtos oferecidos. Faça com que ela tenha personalidade. Embora alguns digam que os pães são iguais em qualquer lugar,  isso não é verdade. Algumas pessoas atravessam a cidade por causa de uma ciabata com textura macia, por causa de um pão francês crocante ou simplesmente por um atendente simpático.
  • Priorize produtos artesanais. Oferecer produtos de origem saudável é uma tendência no mercado de panificação que ajuda a ter um retorno maior.
  • Adeque a produção à venda, isso diminui as perdas. Também observe o processo de manuseio visando diminuir o índice de quebras.
  • Mantenha sua equipe treinada e atualizada em relação aos itens que estão sendo produzidos e oferecidos. Se um cliente fizer uma pergunta, todos os atendentes têm que saber respondê-la. Além disso, o atendente sempre pode sugerir um segundo item que combine com o primeiro pedido pelo cliente.

 

ELIMINANDO ERROS RECORRENTES

  • Comunicação fria afasta o cliente. É importante investir em promoções e degustações, ou trabalhar com marcas que promovam isso. Interagir com o consumidor faz com que ele volte e torne-se fiel.
  • Conheça o fluxo de consumidores no seu estabelecimento para saber em que horas devem ser tiradas as fornadas. Assim, você minimiza as perdas e os desperdícios.
  • Além do pão francês, a padaria deve produzir outros pães que possam substituir esse item por outro de vida útil maior. Com isso, a padaria pode atender outro tipo de cliente de supermercado, aquele que vai à loja apenas uma vez por semana.

 

FIDELIZANDO O CLIENTE

  • O atendimento precisa ser ágil e é recomendável manter um atendente à disposição, mesmo no autoatendimento, para dar maior segurança ao cliente que gosta de perguntar sobre ingredientes, fibras etc. Outra dica valiosa é ter alguém sempre atento aos clientes com dificuldade, seja para ler um rótulo ou para alcançar um produto na prateleira. Proatividade faz muita diferença.
  • É bom dispor os produtos em um local bem iluminado e também separá-los por categoria. Ninguém gosta de bagunça.
  • O cliente não é apenas um número, ele não é mais um. Se você tem clientes antigos e preferenciais, trate-os pelo nome.

 

Agora, é só colocar em prática e ver o fluxo de clientes e os números melhorarem.